Nossa História

 

A Escola do Futuro/USP inaugurou suas atividades em 1989, sob a coordenação científica do Prof. Titular Fredric M. Litto, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Sua primeira condição foi como laboratório departamental com a denominação “Laboratório de Tecnologias de Comunicação” do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes.

A partir de janeiro de 1993 instituiu-se como um Núcleo de Apoio à Pesquisa, subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade e passando a intitular-se Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação “Escola do Futuro/USP” (NAP EF/USP).

Em 2015 se constitui como NACE (Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária).

A atual gestão privilegia o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a sociedade do conhecimento e seus impactos nas áreas da Comunicação, Educação e Informação para iluminar os novos contornos da “sociedade em rede”.

Desta forma se iniciam pesquisas que têm como objeto de estudo a produção individual e coletiva do conhecimento em ambientes Web; a reflexão acerca das novas formas de autoria invadidas pelos coletivos digitais e pelo movimento dos “atores em rede” na interseção das fronteiras híbridas que constituem a “pele da cultura” conceitos preconizados por autores como De Kerckhove (1997), Castells (1996) e Latour (2008).

No âmbito do Observatório da Cultura Digital são realizadas dissertações de mestrado, teses de doutorado, livre-docência e projetos de pós-doutorados. Estão entre as atividades previstas a publicação de artigos em revistas especializadas de cunho científico, além de livros e coletâneas sobre a cultura digital.

Fundadores

Prof. Dr. Manuel Marcos

Maciel Formiga

Conselho Deliberativo

NACE - Escola do Futuro/USP - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, 2º andar

Cidade Universitária - Butantã, São Paulo/SP - CEP 05508-020  

escoladofuturo@futuro.usp.br 

designed by Karen Gimenez