LabVirt - Laboratório

Didático Virtual

 

Desenvolvimento de softwares educacionais

Ficha técnica

Equipe:

  • ​Profa. Dra. Brasilina Passarelli
    Coordenadora Científica

  • Ana Maria Navas Iannini

TítuloLabVirt - Laboratório Didático Virtual

Período2000 a 2006

Instituição financiadora: Gerência de Informática Pedagógica (GIP) da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)

O Laboratório Didático Virtual – LABVIRT compunha uma solução baseada na formação de comunidades de aprendizagem em torno de bases de objetos educacionais numa filosofia próxima à de aprendizagem distribuída. O projeto inseria-se no contexto da evolução das ferramentas multimídia e de programação, que culminou no aparecimento de softwares educacionais bastante sofisticados disponibilizados em CD-ROMs.

 

A utilização e produção de animações e simulações para demonstrar conceitos complexos é eficiente para o ensino, em particular nas ciências exatas, mas o uso de CD-ROMs traz algumas dificuldades quanto a falta de flexibilidade, custo, restrição de acesso, superação da barreira de adoção e reutilização.

 

Nesse sentido, o projeto baseou-se em serviços que buscavam:

Descrição

  1. Desenvolver uma visão integrada do conhecimento facilitando o acesso a material educacional diversificado;

  2. Permitir o tratamento de temas complexos com o auxílio de simulações e animações interativas;

  3. Desenvolver habilidades para trabalho colaborativo dos alunos usando ferramentas de trabalho em grupo para produção de projetos;

  4. Aumentar a motivação e qualidade dos cursos auxiliando alunos e professores a produzirem material compatível com suas realidades;

  5. Elevar o nível de retenção de conhecimento facilitando a realização de avaliações frequentes e permitindo ao aluno acesso instantâneo aos resultados, indicações de respostas corretas e literatura de referência;

  6. Facilitar o trabalho de avaliação criando um banco de questões com parâmetros gerados dinamicamente ao permitir avaliações diferentes para cada aluno e correção automática;

  7. Auxiliar o processo de avaliação contínua coletando informações sobre a utilização de recursos por parte dos alunos: páginas visitadas, tempo de leitura em cada uma, resultados de testes realizados, contribuições em grupos de discussão e elaboração de trabalhos; e

  8. Criar uma conexão universidade-escola, promovendo uma visão mais abrangente da realidade do ensino médio ao meio universitário.

Galeria

NACE - Escola do Futuro/USP - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, 2º andar

Cidade Universitária - Butantã, São Paulo/SP - CEP 05508-020  

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