LabVirt - Laboratório
Didático Virtual
Desenvolvimento de softwares educacionais
Ficha técnica

Equipe:
-
Profa. Dra. Brasilina Passarelli
Coordenadora Científica -
Ana Maria Navas Iannini
Título: LabVirt - Laboratório Didático Virtual
Período: 2000 a 2006
Instituição financiadora: Gerência de Informática Pedagógica (GIP) da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
O Laboratório Didático Virtual – LABVIRT compunha uma solução baseada na formação de comunidades de aprendizagem em torno de bases de objetos educacionais numa filosofia próxima à de aprendizagem distribuída. O projeto inseria-se no contexto da evolução das ferramentas multimídia e de programação, que culminou no aparecimento de softwares educacionais bastante sofisticados disponibilizados em CD-ROMs.
A utilização e produção de animações e simulações para demonstrar conceitos complexos é eficiente para o ensino, em particular nas ciências exatas, mas o uso de CD-ROMs traz algumas dificuldades quanto a falta de flexibilidade, custo, restrição de acesso, superação da barreira de adoção e reutilização.
Nesse sentido, o projeto baseou-se em serviços que buscavam:
Descrição
-
Desenvolver uma visão integrada do conhecimento facilitando o acesso a material educacional diversificado;
-
Permitir o tratamento de temas complexos com o auxílio de simulações e animações interativas;
-
Desenvolver habilidades para trabalho colaborativo dos alunos usando ferramentas de trabalho em grupo para produção de projetos;
-
Aumentar a motivação e qualidade dos cursos auxiliando alunos e professores a produzirem material compatível com suas realidades;
-
Elevar o nível de retenção de conhecimento facilitando a realização de avaliações frequentes e permitindo ao aluno acesso instantâneo aos resultados, indicações de respostas corretas e literatura de referência;
-
Facilitar o trabalho de avaliação criando um banco de questões com parâmetros gerados dinamicamente ao permitir avaliações diferentes para cada aluno e correção automática;
-
Auxiliar o processo de avaliação contínua coletando informações sobre a utilização de recursos por parte dos alunos: páginas visitadas, tempo de leitura em cada uma, resultados de testes realizados, contribuições em grupos de discussão e elaboração de trabalhos; e
-
Criar uma conexão universidade-escola, promovendo uma visão mais abrangente da realidade do ensino médio ao meio universitário.

Galeria



