ONU Virtual

Painéis de discussão de temas da atualidade com países representados por escolas

• Rodrigo Rodriguez

• Priscila Ballarin

TítuloONU Virtual

Período: 1998 a 1999

Instituição financiadora: Fundação de Rotarianos de São Paulo e Banco Itaú

A ênfase do projeto piloto ONU Virtual residiu no incentivo à pesquisa a partir de Painéis de Discussão nos quais diferentes temas eram apresentados, problematizando pontos de vista e estimulando a capacidade de análise do mesmo fato por meio de diferentes perspectivas.

Cada escola participante foi identificada como um dos Países Membro da Organização das Nações Unidas (ONU) e os alunos participantes eram estimulados a problematizar três grandes temas: Educação para a Paz; Direitos Humanos e Desenvolvimento Econômico e Social. Além dos painéis de discussão, o site oferecia espaço para as homepages pessoais de professores e alunos das escolas cadastradas no projeto. A comunicação horizontal entre alunos e professores de uma mesma escola bem como a comunicação vertical (entre diferentes escolas) era incentivada a partir das Listas de Discussão e das Salas de Chat.

Um projeto piloto fundamentado na compreensão de que realidade social é formada por grupos muito diferentes e que a internet constitui, atualmente, a principal ferramenta de comunicação e informação e um canal privilegiado de comunicação e a troca de ideias e experiências.