Plugue-se na Copa

• Claudia Pires

TítuloPlugue-se na Copa

Período1998 a 1999

Instituição financiadora: Secretaria de Educação do Estado de Sâo Paulo e Motorola do Brasil

Projeto de abordagem interdisciplinar motivado pela Copa do Mundo de 1998 e utilizando da Internet como canal privilegiado de comunicação entre escolas públicas e privadas no Estado de São Paulo.

O público alvo deste projeto eram entidades de ensino, contando com a participação de professores, alunos, pesquisadores e demais interessados com assuntos educacionais. Era uma proposta de trabalho desenvolvida por diversos profissionais especializados em Informática na Educação, que promovia a utilização da Internet como recurso didático, meio de comunicação e de pesquisa no ambiente educacional, proporcionando o desenvolvimento de trabalhos inter e multidisciplinares em equipes com participantes de diferentes localidades, bem como a formação de uma cultura virtual no ambiente escolar.

As atividades do projeto consistiram em promover a disseminação de conhecimentos de caráter multidisciplinar nos 32 países que competiram na Copa do Mundo de 1998 na França. Cada escola participante do projeto assumiu a identidade de um país, tendo como referência a própria realidade do seu país e de sua comunidade.

As escolas desenvolveram atividades de pesquisa e troca de informações visando atingir múltiplos objetivos pedagógico/sociais tais como: melhoria do senso de auto-estima; incentivo à socialização e criação de comunidades virtuais; melhoria da capacidade de abstração e solução de problemas; desenvolvimento de múltiplas competências além das linguísticas e lógico-matemáticas bem como incentivo à criatividade e conhecimento de diferentes tecnologias.