Brasil 500 anos

Portal Educacional utilizado pelas escolas públicas do Estado de São Paulo para tratar da comemoração dos 500 anos
do Descobrimento do Brasil

• Priscilla Balarin

• Joana Sales

TítuloBrasil 500 anos

Período1999 e 2000

Instituição financiadora: Secretaria da Educação do Estado

de São Paulo

Criado para ancorar as atividades das escolas brasileiras referentes a comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil trata-se de um portal educacional cujo objetivo era alavancar a construção de comunidades virtuais de aprendizagem no estado, tendo como principais atores os professores e alunos das escolas de ensino fundamental e médio, da rede pública do Estado de São Paulo.

O projeto contou com a participação de mais de 2.500 escolas no Estado de São Paulo. O site propiciava o desenvolvimento de pesquisas sobre a realidade brasileira através de painéis temáticos nos quais os alunos publicavam os relatórios de suas pesquisas; comunicação (fóruns de discussão para professores, salas de bate-papo) e produção de materiais em multimídia.

Relatórios detalhados sobre as atividades de pesquisa envolvendo a produção de novo conhecimento por parte de alunos e professores foram desenvolvidos por pesquisadores do NACE Escola do Futuro – USP visando a sua publicação em periódicos científicos.