Conexão Escola

Capacitação presencial em informática educacional

para professores

• Rodrigo Rodriguez

• Priscila Ballarin

• Samantha Kutscka

• Claudia Pires

TítuloConexão Escola

Período2000 a 2001

Instituição financiadora: Gerência de Informática Pedagógica (GIP) da FDE (Fundação para o desenvolvimento da Educação) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Ambiente virtual concebido para ancorar atividades de pesquisa, produção do conhecimento e comunicação dos alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas estaduais de São Paulo que possuem Sala Ambiente de Informática (SAI).

Tratava-se de um portal por onde o aluno inseria-se no ambiente da rede mundial de computadores assessorado por seus professores, realizando as atividades interdisciplinares propostas pelo ambiente e publicando seus resultados em forma de textos. A metáfora do jornal interativo criava um ambiente de aprendizagem propício à socialização do conhecimento e consequente criação de comunidades virtuais de aprendizagem e de prática.

Com mais de 3.000 escolas cadastradas e uma média de 465 mil acessos mensais, seu banco de dados contava com um total de 8.554 publicações de alunos e professores.

Entre os principais objetivos do projeto estavam:

• O incentivo à socialização e criação de comunidades virtuais de aprendizagem e de prática

• O desenvolvimento de habilidades e competências nas áreas de humanidades, ciências exatas e biológicas

• O desenvolvimento de múltiplas competências no aluno, além das linguísticas e lógico-matemática

• Melhorar a capacidade de abstração e solução de problemas

• Criar e disponibilizar material didático e paradidático

• Incentivar a criatividade e conhecimento de diferentes tecnologias em sala de aula

• Democratizar o acesso à informação ao estimular
    e propiciar o uso da sala de informática.